1 – Defina seu plano de negócios:
É muito importante saber 4 pontos iniciais para sua empresa, quem serão os sócios, qual a atividade e a localização do negócio, qual a sua perspectiva de faturamento e qual seria o seu regime tributário, que pode ser, MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
2 – Analise o regime tributário:
O regime tributário é muito importante, pois é ele que vai definir em qual alíquota de impostos sua empresa vai se enquadrar. Sendo que, o principal item a ser analisado é o faturamento da sua empresa, porém existem outros fatores que devem ser avaliados pelo contador, para evitar que sua empresa pague mais impostos do que o necessário, ou que tenha problemas com a Receita Federal.
3 – Faça um planejamento financeiro:
Sim, isso é um clichê para qualquer empresa, porém é um clichê extremamente válido, pois caso o seu financeiro esteja bagunçado, toda sua empresa desanda. E levando isso em consideração, o primeiro passo para um bom planejamento é controlar todas as movimentações da sua empresa, seu fluxo de caixa e projeções de entradas e saídas.
4 – Mantenha organizado o calendário de impostos:
Mantenha o controle dos impostos devidos por sua empresa, e procure pagar sempre até o vencimento, pois as multas e juros por atraso no pagamento de impostos são altas. Possuindo impostos em atraso, sua empresa pode ter alguns problemas, tais como: Desenquadramento do Simples Nacional, não estar apta a participar de licitações, não obter certidões negativas perdendo oportunidades de negócios, entre outros.
5 – Conte com um bom contador:
Para que não tenha dores de cabeça com o processo contábil é muito importante ter um contador de sua confiança, pois existem uma série de particularidades e variáveis, que somente um bom profissional da área consegue lidar e deixar sua empresa organizada. Por isso tenha uma boa relação com seu contador, não omita informações dele e o ajude em todos os processos, assim sua empresa terá uma ótima saúde financeiramente.
E caso precise de uma ajuda ou para tirar dúvidas sobre os processos contábeis, conte com o Copase para isso!