Os gatos são animais que não têm o costume de ingerir muito líquido e esta característica exige uma atenção redobrada de seus tutores. Quando ingerem pouca água, os gatos ficam mais expostos à doenças renais e do trato urinário e, até mesmo, à desidratação, uma vez que consomem mais ração seca e acabam não recebendo a quantidade adequada de água.
Fonte: Pixabay
A médica veterinária Paula Guarda – CRVM 10527, responsável pela Clínica Veterinária Saúde Vital, listou algumas dicas que farão com o que o seu gatinho se mantenha hidratado e longe das doenças renais:
- Espalhe diversas vasilhas de água pela casa.
- Use vasílhas de água largas, pois os gatos preferem não encostar seus bigodes nas bordas.
- Felinos preferem beber água longe de onde se alimenram, por isso as vasilhas de água devem ficar longe das vasilhas de comida.
- Utilize fontes de água corrente com filtro.
- Ofereça ração úmida (sachê ou lata), pois ela contém mais água que a seca, se aproximando mais da alimentação natural do gato selvagem.
- Quando estiver calor, coloque pedras de gelo na água, pos eles gostam de água mais fresca.
- Troque a água diariamenre, para que fique sempre fresquinha e atrativa ao gato.
Fonte: Unsplash
Mas qual é a quantidade diária recomendada?
A quantidade de água que um gato necessita durante um dia varia de acordo com o seu peso, condição de vida e dieta. Rações secas comerciais possuem em média 10% de água, enquanto a dieta úmida possui até 80%. Portanto, gatos que se alimentam com ração seca necessitam consumir mais água. Gatos precisam beber 60ml/kg/dia aproximadamente.