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Você conhece o PCA?

O PCA é o Programa de Conservação Auditiva que consiste em um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existe o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

É um programa previsto na NR 9, buscando “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”.

O objetivo principal do PCA é assegurar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, dando ênfase à qualidade de vida do trabalhador, evitando perdas auditivas induzidas por ruídos ou agentes nocivos e reduzindo os efeitos que o ruído pode causar no organismo.

Os objetivos específicos do PCA são:

  • Melhorar a qualidade de vida do trabalhador;
  • Identificar funcionários com problemas na audição;
  • Diagnosticar precocemente as perdas auditivas;
  • Adequar as empresas às exigências legais;
  • Reduzir custo de insalubridade;
  • Redução de reclamatórias trabalhistas.

Portal Educação – Artigo: “Programa de Conservação Auditiva (PCA) – Conceitos e Objetivos”

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