O PCA é o Programa de Conservação Auditiva que consiste em um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existe o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.
É um programa previsto na NR 9, buscando “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”.
O objetivo principal do PCA é assegurar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, dando ênfase à qualidade de vida do trabalhador, evitando perdas auditivas induzidas por ruídos ou agentes nocivos e reduzindo os efeitos que o ruído pode causar no organismo.
Os objetivos específicos do PCA são:
- Melhorar a qualidade de vida do trabalhador;
- Identificar funcionários com problemas na audição;
- Diagnosticar precocemente as perdas auditivas;
- Adequar as empresas às exigências legais;
- Reduzir custo de insalubridade;
- Redução de reclamatórias trabalhistas.
Portal Educação – Artigo: “Programa de Conservação Auditiva (PCA) – Conceitos e Objetivos”